Início » Decoração » Quarto infantil montessoriano: um ambiente para crescer e aprender

Quarto infantil montessoriano: um ambiente para crescer e aprender

7 minutos de leitura

Você certamente já ouviu falar do quarto infantil montessoriano por aí, estamos certos? O que parece ser apenas uma moda e tendência de decoração é, na verdade, um método bastante antigo e com embasamento pedagógico. 

Basicamente, ele é um espaço projetado especialmente para a criança, com tudo acessível para o seu tamanho. Com isso, a criança tem um quarto que é um cantinho verdadeiramente seu e que irá funcionar como seu espaço de aprendizagem. 

Quer entender mais sobre esse método e descobrir como montar um quarto infantil montessoriano para o seu filho também? Então está no lugar certo! Continue a leitura e aprenda com a Brandili:

O método por trás do quarto infantil montessoriano

Não dá para falar sobre o quarto montessoriano sem, antes, entender o método montessori. Esse método foi criado pela médica e educadora Maria Montessori, uma italiana que dedicou seu trabalho para destacar a importância da liberdade e autonomia das crianças em seu processo de aprendizado e desenvolvimento, tanto físico quanto mental.

O método montessoriano vai muito além do quarto dos pequenos. Seu objetivo geral é estimular o crescimento da criançada, trabalhando suas habilidades sociais, psicológicas e físicas no dia a dia. Por isso, o método é visto em algumas escolas também. 

Mas, afinal, como esse método de estímulo à autonomia dos pequenos funciona no quarto infantil? É bem simples: no quarto montessoriano, tudo é construído para deixar todos os elementos do quarto acessíveis para a criança desde cedo. 

Nele, barreiras como o guarda-roupas muito alto ou brinquedos guardados longe do alcance das crianças não existem. Dessa forma, o quarto se torna o espaço da criança. Junto dele, um leque de aprendizados é aberto para serem vivenciados no dia a dia. 

menino brincando no quarto montessoriano

Dicas para quem quer montar um quarto infantil montessoriano

A escolha dos móveis, da decoração e os hábitos que você cria na rotina da criança, todos esses pontos fazem parte do combo quarto infantil montessoriano. Quer aprender como montar um? Olha só as nossas dicas: 

1. Cama baixinha

No quarto montessoriano a cama alta não tem vez! As camas baixinhas ou minicamas deixam o colchão dos pequenos bem próximo ao chão e são perfeitas para as crianças que já saíram do berço. Esse móvel permitirá que seu filho suba e desça da cama sem qualquer dificuldade, e sem o perigo de quedas ou machucados – o que você com certeza quer evitar, não é mesmo? 

A cama montessoriana ainda ganha destaque quando são decoradas, principalmente com a estrutura de uma casinha. Nesse formato, o móvel contribui para criar um ambiente lúdico dentro do quarto infantil e também vira o xodó das crianças!

2. Autonomia e responsabilização da criança

Nas regras da casa, quando alguém faz bagunça, essa pessoa é a responsável por fazer a organização, certo? Com os pequenos isso não precisa ser diferente! 

Como o foco principal do método é desenvolver a autonomia da criança, o quarto infantil montessoriano vai servir tanto para dar liberdade para a criança, quanto para trabalhar a disciplina e responsabilização. 

Mas como é isso na prática? Vamos imaginar a criança brincando em seu quarto montessoriano. Quando ela quiser algum brinquedo específico para deixar a brincadeira ainda mais divertida, ela pode simplesmente pegá-lo da prateleira que está ao seu alcance. Quando a brincadeira terminar, é a criança que precisa colocar esses brinquedos de volta no lugar, entendeu? 

Construir esse hábito de organização do quarto com as crianças desde cedo permitirá desenvolvê-la tanto psicologicamente e socialmente, quanto fisicamente. Afinal, o bebê que é instigado desde cedo a pegar brinquedos nas prateleiras e depois recolocá-los no lugar, desenvolverá entre tantas outras habilidades a sua coordenação motora

3. Tudo ao alcance de crianças

Para o quarto infantil montessoriano funcionar, ele precisa ser construído a partir da perspectiva da criança, Isso quer dizer que tanto a cama, quanto o guarda-roupas, as prateleiras, as gavetas – tudo! – precisa estar ao alcance das crianças. Afinal, o espaço é delas! 

Portanto, é essencial garantir móveis que se adaptem ao crescimento do seu filho. Por exemplo, quando ele estiver ainda muito pequeno, a prateleira pode ser um nicho organizador que fica no chão mesmo. Mais tarde, quando a criança crescer, esse mesmo nicho pode ser preso à parede na altura dos olhos da criança. 

Falando em paredes, algo muito importante para o quarto infantil montessoriano é a presença de espelhos! Esses objetos são bastante utilizados no método Montessori para que as crianças possam se reconhecer melhor. Para isso, garanta uma opção de acrílico que não quebre facilmente e fixe-o bem na parede para manter a segurança do pequeno.

menina no quarto montessoriano

4. Decoração minimalista

Menos é mais! No quarto montessoriano, a decoração precisa ser minimalista, para que a criança possa explorar devidamente cada objeto e desenvolver a concentração. No método, ter bastante espaço para brincar é essencial! Por isso, abra mão de itens decorativos muito grandiosos e que na prática não adicionem tanta funcionalidade para a criança no espaço que é dela, beleza? 

Até que idade o quarto infantil montessoriano é recomendado? 

A verdade é que não existe uma idade limite para o quarto montessoriano. O mais recomendado, inclusive, é mantê-lo até que a criança solicite a mudança por móveis mais “adultos”. Isso pode acontecer por volta dos 7 ou 8 anos, ou até mesmo mais tarde, quando a criança entrar na pré-adolescência. Deixe que seu filho use de sua autonomia para te dizer quando está na hora de deixar o método montessoriano para trás. 

O que muitas mamães se perguntam também é qual é a idade ideal para introduzir o quarto infantil montessoriano. Sobre isso, a resposta mais comum é iniciar o método quando o bebê tiver 6 meses de idade, quando já pode dormir sozinho no seu quarto. Nesse momento, você já pode escolher um berço montessoriano que possa ser transformado em mini cama também. 

A maior contribuição do método montessori no desenvolvimento das crianças ocorre no período da primeira infância. Ou seja, até os 5 anos de idade. É nesse período que os maiores aprendizados acontecem e, por isso, a autonomia da criança nesses momentos terá um impacto impressionante na forma com que absorvem os novos conhecimentos. 

quarto montessori

Aqui em nosso blog, já fizemos um post completo sobre as fases do desenvolvimento infantil. Continue sua leitura por lá e conheça quais são os períodos em que as crianças adquirem novos conhecimentos e habilidades específicas. Entendendo isso, você estará mais pronta para colocar o método montessori em prática de forma ainda mais assertiva! 

Gostou das dicas desse post? Então compartilhe com outra mamãe que também podem achá-las interessantes! Se quiser mais conteúdos como estes, confira os outros posts do blog da Brandili. Todas as semanas ele é atualizado com novidades.

Esperamos te ver aqui de novo em breve, até lá!

Fonte (imagens): Unsplash / Pexels

3.5/5 - (Total de avaliações: 2)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário