Início » Dicas » Conheça todas as características dos signos infantis

Conheça todas as características dos signos infantis

7 minutos de leitura

Para quem acredita no poder dos signos infantis, entender as características de cada um em relação às crianças pode ser muito útil para compreender alguns comportamentos, preferências e sentimentos delas.

Algumas crianças são mais introspectivas, outras gostam de se destacar. Ter uma boa noção sobre os aspectos do signo pode ser uma maneira positiva de encarar as situações com os seus filhos. Afinal, a compreensão e aceitação geram empatia, melhoram o relacionamento e promovem uma educação positiva e colaborando no desenvolvimento da criança.

No post de hoje, vou listar brevemente algumas características dos signos infantis para te dar ideias e algumas percepções acerca do comportamento do seu filho. Veja se faz sentido para você e conte nos comentários!

Boa leitura!

1. Aquário (21/01 até 19/02)

As crianças aquarianas têm características de muita autonomia e liberdade no seu desenvolvimento. Elas podem apresentar um desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas e sociais avançado.

Isso pode ser estimulado por meio das artes como o teatro, a música ou a dança. Além de ser fundamental colocar as crianças de aquário em contato com modalidades esportivas infantis para favorecer essa necessidade criativa e de desenvolvimento que elas possuem.

Porém, é preciso direcionar os estímulos para que ela também possa ter momentos de calmaria. Deixe que ela tenha um espaço pessoal livre para organizar e criar como quiser. “Podar demais” a criança pode repreender sua expressividade e potenciais.

imagem ilustrativa com informações sobre crianças aquarianas

2. Peixes (20/02 até 20/03)

A criança pisciana é pura sensibilidade. Ao mesmo tempo, em que podem ter um hiperfoco e ficar concentradas por horas em um livro. Também podem se distrair facilmente em atividades rotineiras e levar horas para arrumar o quarto, por exemplo.

Sua essência sensível pode ser muito afetada por broncas e desavenças, provocando profundamente seus sentidos e sentimentos. É extremamente generosa e adora compartilhar tudo, inclusive conhecimento e pode ser facilmente dominada por crianças de personalidades mais extrovertidas e impositivas.

Estimular a criança de peixes com atividades artísticas como música e pintura podem ser um ótimo meio para canalizar a sensibilidade e a introspecção dela.

As crianças piscianas podem gostar bastante de praticar alguns métodos de meditação. Que tal aproveitar para treinar algumas técnicas dessas com os seus pequenos?

imagem ilustrativa sobre o signo de peixes criança

3. Áries (21/02 até 20/04)

As crianças do signo de Áries são muito enérgicas, autônomas e independentes desde cedo. Durante o crescimento, sempre irão encontrar facilidade em aprender coisas novas e sua energia pode ser muito bem canalizada se direcionada aos esportes.

É preciso estar sempre atento, pois como são muito ativas, as crianças de Áries estão sempre buscando aventuras e às vezes podem perder um pouco a noção do perigo. São sedentas por novos aprendizados e muito corajosas, sendo fundamental ensinar desde cedo a importância da cautela e dos limites.

imagem ilustrativa mostrando informações sobre o signo de aries criança

4. Touro (21/04 até 20/05)

O contato físico é a linguagem do amor das crianças taurinas. Apreciam a delicadeza e a organização, e podem ter uma tendência ao apego material por conta dessas características.

Bastante individualistas, não gostam que as coisas sejam feitas de um jeito diferente do que elas fariam. Ao mesmo tempo, têm um apreço pela paz de espírito e pela calmaria. Ficam entretidas por horas com um mesmo brinquedo ou uma história, por exemplo.

Também gostam bastante de dormir. Na hora das refeições não costumam deixar restos nos pratos, além de gostarem de uma grande variedade de ingredientes. Oportunidade ideal para explorar os nutrientes da pirâmide alimentar infantil!

imagem ilustrativa com informações das crianças taurinas

5. Gêmeos (21/05 até 20/06)

As crianças do signo de gêmeos são estimuladas por desafios e estão sempre em busca de novidades. São muito criativas para resolver problemas, então jogos e brincadeiras que provoquem o pensamento rápido e a solução de enigmas são perfeitos para entretê-las.

Além disso, são crianças muito sociáveis e extrovertidas e tendem a falar e ler muito cedo porque tem um grande apreço pelas palavras.

imagem ilustrativa sobre as as crianças de signo de gêmeos

6. Câncer (21/06 até 21/07)

Ao contrário dos geminianos, a criança de câncer não gosta muito de novidades, e fica acuada, principalmente com pessoas novas. Depois de algum tempo para ganhar confiança, elas podem ser mais abertas, mas não insista muito se sentir a introversão dela com estranhos.

O ideal é levar tudo com calma, devagar e no tempo da criança para evitar estresse. Isso também vale para a rotina escolar. Não pressione o pequeno e deixe que ela vá se adaptando às novidades aos poucos, no ritmo dela.

imagem ilustrativa sobre característica das crianças do signo de câncer

7. Leão (22/07 até 22/08)

As crianças de leão são regidas pelo orgulho da realização e pelo protagonismo na vida. Adoram receber elogios e fazer coisas bem feitas. Possuem espírito de liderança e se destacam naturalmente em meio aos demais.

As críticas podem não ser bem aceitas e entendidas como ofensas. Adoram entretenimento, lazer e diversão. Acabam priorizando essas atividades aos seus deveres — que são geralmente feitos por algum tipo de recompensa que faça o esforço valer a pena.

Dificilmente descem do seu pedestal, mas se bem estimuladas podem atingir o ápice de suas potencialidades e capacidades com facilidade.

imagem ilustrativa sobre característica das crianças do signo de leão

8. Virgem (23/08 até 23/09)

A responsabilidade resume muito bem as características da criança de virgem. Externamente, são muito recatadas e levam tudo muito a sério. Interiormente, são muito agitadas e podem ter uma tendência para a ansiedade.

São muito bem comportadas e aceitam comandos com facilidade, tendo grande rapidez no aprendizado. São muito analistas e observadoras. Os processos mentais são muito sagazes e, geralmente, são mais evoluídos que o corpo e as emoções. Ou seja, para um desenvolvimento mais racional.

Se você tem uma criança virginiana em casa, não pode deixar de conferir o nosso conteúdo: 5 formas de ensinar matemática na Educação Infantil. Com certeza será de muita utilidade no desenvolvimento dos seus filhos!

imagem ilustrativa sobre característica das crianças do signo de virgem

9. Libra (24/09 até 22/10)

As crianças librianas podem ser muito bem representadas por uma frase de música que diz “eu sou de todo mundo e todo mundo é meu também”. Elas são muito sociáveis e mediadoras de conflitos, estando sempre dispostas a resolver problemas e buscar soluções.

Não gostam de atritos e combatem a injustiça com muita energia. São muito hábeis em encontrar companhias e fazer amizades e não gostam de ficar sozinhas.

imagem ilustrativa sobre característica das crianças do librianas

10. Escorpião (23/10 até 23/11)

As crianças nascidas sob o signo de escorpião são de personalidade muito marcante e precisam de firmeza na educação. Também possuem um mundo interior muito complexo e difícil de decifrar. São controladoras com suas coisas e pessoas ao seu redor.

Além disso, são muito sensitivas e conseguem pressentir quando alguma coisa não está bem ao seu redor. Por isso, tentar enganá-las pode gerar frustração e desapontamento.

Para os escorpianos, a confiança é uma virtude a ser mantida a qualquer custo, e se quebrada, será difícil reconquistá-la. Dessa forma, é bem importante trabalhar a inteligência emocional com elas, para que saibam lidar com as frustrações que a vida trará.

imagem ilustrativa sobre característica das crianças do signo de escorpião

11. Sagitário (22/11 até 21/12)

As crianças de Sagitário enfrentam a vida de frente e estão sempre prontas para o que der e vier. São espaçosas e gostam de estar e aproveitar muito bem os ambientes em que estão.

São fascinadas pelo mundo e tudo o que é grande. Estimule o estudo e a curiosidade sobre história e geografia, por exemplo. Amam viajar e explorar novos lugares, são independentes. Por isso, deixe-as livres para curtir a vida.

imagem ilustrativa sobre característica das crianças sagitarianos

12. Capricórnio (22/12 até 20/01)

Os capricornianos já nascem com um espírito de adulto e a responsabilidade é sua marca registrada. Prezam pela organização e pela execução de tarefas exatamente conforme são orientadas.

É, cada signo infantil tem características diferentes e hoje você conferiu um pouco sobre cada uma delas. E aí, faz sentido com as crianças que você convive? Me conte nos comentários e deixe sua nota para o nosso conteúdo!

imagem ilustrativa sobre característica das crianças capricornianos

Depois, confira mais sobre como lidar com crianças fazendo birra e entenda qual o sentido e o porquê elas fazem isso!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário