Início » Atividades » 6 atividades de Carnaval para educação infantil

6 atividades de Carnaval para educação infantil

5 minutos de leitura

As atividades de Carnaval para educação infantil podem desenvolver a coordenação motora, concentração e liberdade criativa — muitas habilidades essenciais, não é mesmo?

Então, vamos aproveitar a época carnavalesca para aprimorar as competências dos pequenos de uma maneira descontraída e super alegre!

1. Produza máscaras

As máscaras são clássicas do Carnaval, principalmente os modelos que cobrem apenas os olhos, semelhante aos heróis do filme Os Incríveis. São bem fáceis de fazer, veja o passo a passo:

mascara carnaval do pinterest

Materiais:

  • 1 tesoura sem ponta
  • 1 molde de máscara impresso
  • 1 lápis

Itens decorativos opcionais: tinta guache e pincel, cola, lantejoulas, glitter, canetinhas coloridas, fitilhos, etc.

Modo de fazer:

  1. Pegue a impressão e corte as sobras de papel. Lembre de fazer a abertura para os olhos;
  2. Coloque sobre o papelão e risque rente ao papel com o lápis;
  3. Em seguida, utilize a tesoura sem ponta para cortar o molde riscado.

Veja em mais detalhes: como fazer uma máscara de Carnaval

2. Faça seus próprios acessórios

Os acessórios completam o visual da fantasia de Carnaval e dão o charme necessário. Há inúmeros adereços que são fáceis de produzir em casa, como as asas para uma fantasia de borboleta e a tiara com orelhinhas para o look de gatinho.

Após escolher a fantasia, é hora de pensar nos enfeites. Veja algumas sugestões:

  • Fantasia de frutas: faça uma tiara com frutas de isopor;
  • Fantasia de unicórnio: produza um chifre de unicórnio com um tubo metálico;
  • Fantasia de flores: coloque flores falsas em uma tiara;
  • Fantasia de fada: crie uma asa de papelão (inspire-se na Barbie).

Procure referências na Internet e chame a criança para escolher o acessório e confeccioná-lo! Você será apenas o adulto responsável por ajudar a construir o adereço com segurança.

As partes mais difíceis da produção ficam com você. Os pequenos ficam com os detalhes como passar fitilho na máscara, colar os enfeites na coroa, pintar com tinta atóxica, jogar o glitter, etc.

3. Monte uma saia rodadinha

A saia de tutu faz parte de inúmeras fantasias, entre elas: de flores, bailarina, fada e princesas. Se a sua filha escolheu uma dessas, chame-a para confeccionar a sua própria sainha!

menina com saia rodadinha rosa

Recomendamos que compre um tule próprio para fantasias, pois há certos materiais (o ilusion e o francês) que não dão tanta armação, então você precisaria de muito mais tecido para tornar a peça opaca.

Outro tecido para evitar é o organza, porque ele não franze na cintura. Consequentemente, o efeito fica diferente do esperado.

Quer aprender como fazer saia de tutu (sem máquina de costura)? Aqui, te ensinamos a montar uma saia bem rodada, acima do joelho. Usamos as medidas médias de uma criança de 5 anos.

Materiais:

  • 4m de tutu
  • 80cm de fita de cetim ou elástico

Modo de fazer:

  1. Corte o tule em tiras de 30cm;
  2. Pegue a faixa e dobre ao meio;
  3. Coloque em baixo da fita, deixando as pontas soltas para baixo e a emenda acima;
  4. Dê um nó no tule (pegue as pontas e passe por dentro do tule para fixar no elástico sem precisar costurar);
  5. Repita o processo até terminar as fitas de tule.

Nesta produção, deixe a criança com a responsabilidade de dar os nozinhos na fita. Assim, ela desenvolve a coordenação motora fina, já que lida com produtos delicados que exigem precisão nos dedos.

4. Faça a sua maquiagem

As maquiagens de Carnaval são atividades sensoriais perfeitas e que as crianças amam fazer. Sugerimos que tire alguns dias antes para elas tentarem a maquiagem da fantasia com tempo para aprender bem direitinho.

menina usa maquiagem de carnaval brilhante

Deixe que pintem, colorem e colem enfeites em seu rosto, sempre priorizando materiais 100% atóxicos e seguros para o público infantil.

Compre sombras, glitter, lantejoulas e batons coloridos para as meninas se maquiarem da maneira tradicional. Pegue algumas referências da Internet para inspiração e auxilie na pintura, se necessário.

Invista em tintas de pintura corporal para caprichar ainda mais na fantasia de personagens. Exemplo: rosto branco para fantasia de palhacinho.

5. Treine coreografias dos hits

A música é importante para o desenvolvimento infantil porque incentiva as funções motoras e cognitivas, além do entretenimento. A estratégia mais eficaz é chamar a criança para criar passos de danças no estilo Just Dance e Tik Tok, fáceis e divertidas.

Algumas semanas antes da festa, sugira que invente uma coreografia. Ela pode usar os hits do ano ou a música favorita dela.

Com essa atividade, você está incentivando a criatividade e promovendo a consciência corporal dos pequenos. Inclusive, eles ficarão muito felizes se você tentar aprender os passos que inventaram.

6. Confeccione decoração e brinquedos

Os pequenos (e até os adultos!) podem ficar bem ansiosos para festas, então é melhor começar os preparativos o quanto antes.

A produção de decoração e brinquedos é uma atividade de educação infantil que deve entrar no dia a dia dos pequenos, não só na festa em si.

Eles ficam entretidos criando brinquedos de papelão, varal de bandeirolas, fitilhos para colar no teto e cortando inúmeros confetes para jogar nas mesas e no chão.

Para isso, compre EVA, folhas metálicas, papéis coloridos, fitas de cetim, tintas e muito glitter.

E então, gostou das nossas ideias de atividades de Carnaval para educação infantil? Esperamos que elas tenham te inspirado a montar uma programação incrível para as crianças!

Continue acompanhando o blog para receber mais dicas sobre educação infantil. Aproveite para ler também sobre:

Atividade de alfabetização para reforçar o aprendizado

Atividades com números para crianças

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário