Brincadeiras de natal: 5 brincadeiras para se divertir em família

O natal é a época perfeita para reunir as pessoas, rever os parentes que moram longe e passar mais tempo em família. Para deixar essa data muito mais especial e divertida, as brincadeiras de natal podem ser uma ótima ideia para integrar e unir ainda mais todo mundo.

Seja qual for a idade, o natal é uma época cheia de magia e encanto. Para as crianças esse é o período ideal para criar memórias inesquecíveis que serão levadas para o resto da vida. Que tal deixar as memórias das crianças muito mais divertidas com brincadeiras para a família toda?

Além de animar a criançada, essas brincadeiras também garantem a diversão de todos e são uma ótima maneira de integrar e estreitar ainda mais ainda mais os laços afetivos, sobretudo nesse novo tempo, em que as telas eletrônicas se tornam cada vez mais presente na realidade infantil. 

Continue lendo o post e confira as nossas sugestões de brincadeiras!

A importância do natal no desenvolvimento das crianças

Desde pequenas as crianças devem entender que o natal vai além dos presentes. Essa é uma época bastante oportuna para ensinar sobre solidariedade, amor, renovação da fé e claro, celebração! 

É importante que elas entendam isso desde cedo para que possam criar ótimas memórias sobre a data. Para tornar essa época ainda mais divertida, basta somar todos esses valores a um presente especial! 

Um ótima maneira de criar essas lembranças é incluir as crianças nos preparativos, desde a montagem da árvore e até mesmo durante a preparação das comidas, esses pequenos momentos serão fundamentais para o desenvolvimento e estímulo da criança.

arvore de natal

5 brincadeiras de natal para fazer com toda a família

Nada melhor do que mostrar o verdadeiro sentido do natal para os pequenos por meio de brincadeiras. Assim elas podem aprender de maneira lúdica e muito divertida. 

Preparamos uma lista com 5 opções de jogos e brincadeiras que vão deixar a noite de natal muito mais animada e cheia de memórias especiais!

Lembrando que essas brincadeiras são indicadas para as crianças, no entanto, a família inteira pode e deve participar. Confira a lista:

Passe o presente

A batata quente é uma brincadeira super tradicional, nessa versão natalina a batata dá lugar ao presente.

Pegue uma caixa vazia e faça uma embalagem bem bonita com laço e papel de presente, ela será a batata quente, que passará de mão em mão. Forme um círculo com as crianças e a família. Uma pessoa deve ficar de fora da roda, ela será a responsável por colocar e parar a música.

Para que a brincadeira fique mais animada e no clima natalino, toque músicas de natal enquanto o presente é passado de mão em mão. Quando a música para, quem está com o presente é eliminado. Ganha a brincadeira a pessoa que ficar por último e todos se divertem muito juntos!

Dança das cadeiras

Essa é outra brincadeira tradicional nas festas infantis e pode ser adaptada para o natal também. Veja quantas pessoas vão participar e coloque as cadeiras de costas umas pras outras. Lembre-se que o número total de cadeiras deve ser inferior ao número de participantes.

Coloque uma música de natal para tocar enquanto todo mundo dá a volta nas cadeiras. Quando a música para todo mundo deve sentar nas cadeiras, quem ficar em pé é eliminado. 

A cada rodada, uma cadeira deve ser retirada. Ganha a brincadeira a última pessoa a sentar.

Bonecos natalinos customizados

Essa brincadeira é ótima para fazer com as crianças pequenas e todos podem participar. 

Em uma cartolina, desenhe uma rena, um boneco de neve ou outras temáticas natalinas e em um papel cartão desenhe todo o resto do corpo . O nariz, por exemplo, pode ser feito com pompons de lã. Cole o desenho na parede, em uma altura que as crianças alcancem e deixe o nariz separado.

Experimente vendar a criança com uma faixa e rode-a um pouquinho. Em seguida, dê o nariz para que ela cole no desenho. Para deixar a brincadeira mais divertida, todos podem gritar se tá quente ou frio quando a criança chega perto ou longe do desenho!

papeis costumizaveis

O gorro do papai noel

Essa brincadeira é super divertida. Pegue vários gorros de papai noel, aqueles chapéus vermelhos e coloque chocolates, doces e o que mais você quiser! Um dos gorros deve conter algum objeto diferente para que as pessoas adivinhem o que é.

Passe o chápeu de mão em mão para que apenas com o tato as pessoas identifiquem o que está no gorro do papai noel. O gorro deve estar bem fechado para que ninguém veja o que está dentro. Outra maneira de garantir que o que está dentro seja descoberto apenas com o tato é deixar as pessoas vendadas.

Ganha quem acertar qual o objeto está dentro do gorro ou quem chegar mais perto. Caso esteja muito difícil de acertar, você pode dar dicas. Essa brincadeira é excelente para instigar a criatividade e a imaginação dos pequenos! 

Mímica natalina

Outra brincadeira muito conhecida e que pode ser adaptada para o natal é a mímica! Faça uma lista com várias categorias de coisas relacionadas ao natal: objetos, filmes, comidas, enfim, de tudo um pouco!

Escreva os itens da lista em papéis, dobre e coloque em um pote ou caixa. Para deixar mais natalino ainda, coloque os papeizinhos dentro do gorro do papai noel. Separe as pessoas em equipes. 

A cada rodada, uma pessoas da equipe deve tirar um papel e fazer a mímica para que as outras pessoas adivinhem! Ganha a equipe que tiver mais acertos.

Dica extra: cineminha de natal

Não é uma brincadeira, no entanto, é uma ótima maneira de reunir a família! Que tal fazer um cineminha natalino? Reúna todo mundo na sala e escolha filmes típicos para assistir com todos. Aproveite também para servir pipoca e suco. Veja algumas opções de filmes para todas as idades:

  • Operação presente
  • Esqueceram de mim
  • Os fantasmas de Scrooge
  • O cachorro que salvou as festas
  • O natal dos Muppets
  • Um herói de brinquedos
  • Crônicas de natal
  • Rudolph: a rena do nariz vermelho
  • Expresso Polar
  • Meu papai é Noel

Com todas essas dicas de brincadeiras e filmes, a noite de natal das crianças tem tudo pra ser muito divertida e cheia de memórias especiais que serão levadas pro resto da vida.

Gostou das dicas? Você já conhecia algumas dessas brincadeiras? Deixe nos comentários qual a sua preferida e conte-nos qual você fará com a família na noite de natal.

Até o próximo post!

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!

Assuntos Relacionados