Início » Brincadeiras e jogos » Brincadeiras de Natal: 13 ideias para animar a família

Brincadeiras de Natal: 13 ideias para animar a família

14 minutos de leitura

As brincadeiras de natal proporcionam momentos divertidos, nada melhor que chamar adultos e crianças para se divertirem juntos.

Tem amigo secreto, caça ao tesouro, quiz da família e outras ideias para você se inspirar. Continue lendo e veja quais são as melhores opções para sua noite especial, boa leitura.

Veja também: tudo sobre as semanas de gestação!

homem e mulher sorrindo usando gorros de natal

1. Amigo secreto

O amigo secreto é a brincadeira que representa o natal. A maioria das famílias decoram uma belíssima árvore natalina para acomodar os presentes e o tão esperado momento de abri-los. O melhor é: toda a família pode participar dessa brincadeira.

Basta sortear o nome de cada integrantes – com antecedência – e comprar um presente bacana. Depois, no dia da ceia, revelar o amigo secreto por meio de características que o representam. As crianças amam adivinhar este segredo.

Além disso, há o amigo da onça. Uma brincadeira que todos compram presentes que não gostariam de ganhar e colocam em uma mesa.

Em seguida, é sorteada uma pessoa que escolhe o presente mais interessante para si, e a diversão é, os próximos sorteados podem “roubar” o presente.

Detalhe, quem teve o presente roubado tem o direito de retornar à mesa e escolher outro, ou roubar de outra pessoa, esse é o amigo da onça.

mulheres e homens sentados em uma mesa trocando presentes de natal

Veja também – Look de criança: inspirações fofas para meninas e meninos

2. Quiz da família

O quiz da família é um teste de intimidade, e já adiantamos que é muito divertido. Uma pessoa organiza perguntas aleatórias sobre cada membro e todos tentam adivinhar de quem é a característica.

É semelhante ao amigo secreto, mas nesse caso, não tem presente individual.

Classifique as afirmações por dificuldade atribuindo uma pontuação à cada uma delas. No final, presenteie quem acumular mais pontos. É uma forma de incentivar a família inteira à participar.

Sugestões de perguntas:

  • Quem é a pessoa mais nova? E a mais velha?
  • Quem é o brincalhão?
  • Quem não come “isso e aquilo”?
  • Quando é o aniversário de fulano?

Aqui, libere a criatividade e construa perguntas dos assuntos mais variados possíveis, inclusive, é a chance de anunciar a gravidez para toda a família, uma belíssima surpresa!

3. Caça ao tesouro

A caça ao tesouro é a brincadeira perfeita para as crianças. Elas amam aventurar, e quando tem presente envolvido elas se esforçam ainda mais.

Essa brincadeira é desenvolvida com antecedência através de pistas verdadeiras e falsas, mapas e obstáculos. Lembre-se, a caça ao tesouro não pode ser fácil.

Por isso, há três formas de fazer isso acontecer.

  • Primeira: um presente que todos compartilham (uma caixa repleta de chocolates, balas, chicletes e etc.), assim, todas as crianças trabalham unidas e raciocinando bastante para conquistar o presente;
  • Segunda: presentes individuais, cada pequeno recebe um mapa e luta para desvendar os mistérios – quem achar primeiro, ajuda os demais;
  • Terceiro: um mapa com presentes individuais, ou seja, cada um recebe seu próprio presente ao longo da brincadeira.

Escolha a maneira que será mais divertida e, caso tenha crianças discutindo entre si, veja como lidar com uma briga entre crianças.

presente quadrado de natal embrulhado

Veja também – 10 penteados infantis para cabelos cacheados e crespos

4. Bexiga premiada

A bexiga premiada é uma brincadeira que mostra quem tem sorte no jogo. Os presentes são unissex e são embrulhados de forma enigmática, em que cada um recebe uma numeração.

Cada número é escrito em um papel e colocado dentro da bexiga que são posicionadas de forma aleatória.

Em seguida, cada pessoa vai até uma delas, estoura e lê em voz alta o número do presente. Pronto! Para deixar mais divertido, compre um objeto que todos querem e veja quem tem a sorte de conquistá-lo.

5. Show de talentos

O show de talentos é o momento das crianças brilharem. Reserve um horário da noite para que elas apresentem suas habilidades e surpreendam a família.

Pode ser um show único ou individual, em que dancem, contem piadas, façam acrobacias ou experiências científicas, toquem música, cantem, etc.

Um conselho para adultos: demonstrem empolgação, elogiem o esforço, motivem para melhorar e, acima de tudo, sejam imparciais para não criar favoritismo.

Veja também – Charreata: o que é, como funciona e como organizar

6. Verdade e mentira

A brincadeira de 2 verdades e 1 mentira se popularizou com a internet e vale levar para o natal. Quem participar deve contar duas histórias breves que são verdadeiras e uma que nunca aconteceu.

Os ouvintes tentam adivinhar qual é a mentira e em que ponto descobriram a farsa.

Vale premiar:

  • Quem disfarça melhor
  • Quem contou as histórias mais engraçadas
  • Quem entregou facilmente a falsa história
  • Quem desmascarou mais pessoas.

7. Trivia natalino

É um jogo de perguntas e respostas com o tema natalino, em que todos aprendem sobre a origem da data, seu real significado e outras curiosidades.

Vale envolver diversos assuntos, como informações religiosas (nascimento de Jesus), o símbolo atual do natal (Papai Noel) e curiosidades do mundo moderno (geografia e história). Sugestão de perguntas:

Em qual cidade fica a maior estátua de Papai Noel do mundo?

Resposta: São Paulo, no Shopping Center Norte. Lá está uma estrutura de 20m de altura e é reconhecido pelo Guinness World Record como a maior estátua de Papai Noel.

Quando a primeira árvore de natal foi montada?

Resposta: 1510 na Letônia. Mas foi anos depois na Alemanha, que a montagem da árvore natal se tornou popular. Aliás, era um pinheiro decorado com maçãs.

Em qual país o natal é comemorado dia 7 de janeiro?

Resposta: Rússia e Ucrânia. Estes países possuem grande quantidade de cristão ortodoxos que seguem o calendário juliano (ele tem 13 dias de diferença em relação ao nosso).

Como falar “Feliz Natal” em espanhol?

Resposta: !Feliz Navidad!.

pessoas felizes reunidas em volta da mesa decorada em tema natalino

Veja também – 7 jogos educativos e divertidos para crianças de 4 anos

8. Desenho maluco

Já tentou desenhar de olhos fechados? Pois é isso que torna a brincadeira tão divertida.

O desenho maluco consiste em desenhar um personagem natalino com os olhos fechados, e como ficará bem maluco, as demais pessoas julgam se ficou parecido, se está bonito ou engraçado.

Faça sorteio de imagens, por exemplo: fáceis (bolas de natal, guirlandas, estrela). Médio (boneco de neve, presente, árvore de natal). Difícil (Papai Noel, elfos, renas e trenó).

9. Passe o presente

A batata quente é uma brincadeira super tradicional, nessa versão natalina a batata dá lugar ao presente.

Pegue uma caixa vazia e faça uma embalagem bem bonita com laço e papel de presente, ela será a batata quente, que passará de mão em mão.

Forme um círculo com as crianças e a família. Uma pessoa deve ficar de fora da roda, ela será a responsável por colocar e parar a música.

Para que a brincadeira fique mais animada e no clima natalino, toque músicas de natal enquanto o presente é passado de mão em mão.

Quando a música para, quem está com o presente é eliminado. Ganha a brincadeira a pessoa que ficar por último e todos se divertem muito juntos!

Veja também – Galocha infantil: ideias de looks femininos e masculinos

10. Dança das cadeiras

Essa é outra brincadeira tradicional nas festas infantis e pode ser adaptada para o natal também. Veja quantas pessoas vão participar e coloque as cadeiras de costas umas pras outras.

Lembre-se que o número total de cadeiras deve ser inferior ao número de participantes.

Coloque uma música de natal para tocar enquanto todo mundo dá a volta nas cadeiras. Quando a música para todo mundo deve sentar nas cadeiras, quem ficar em pé é eliminado.

A cada rodada, uma cadeira deve ser retirada. Ganha a brincadeira a última pessoa a sentar.

11. Bonecos natalinos customizados

Essa brincadeira é ótima para fazer com as crianças pequenas e todos podem participar.

Em uma cartolina, desenhe uma rena, um boneco de neve ou outras temáticas natalinas e em um papel cartão desenhe todo o resto do corpo.

O nariz, por exemplo, pode ser feito com pompons de lã. Cole o desenho na parede, em uma altura que as crianças alcancem e deixe o nariz separado.

Experimente vendar a criança com uma faixa e rode-a um pouquinho. Em seguida, dê o nariz para que ela cole no desenho.

Para deixar a brincadeira mais divertida, todos podem gritar se tá quente ou frio quando a criança chega perto ou longe do desenho!

Veja também – Roupa para piquenique infantil: 6 looks estilosos

12. O gorro do papai noel

Essa brincadeira é super divertida. Pegue vários gorros de papai noel, aqueles chapéus vermelhos e coloque chocolates, doces e o que mais você quiser!

Um dos gorros deve conter algum objeto diferente para que as pessoas adivinhem o que é.

Passe o chápeu de mão em mão para que apenas com o tato as pessoas identifiquem o que está no gorro do papai noel. O gorro deve estar bem fechado para que ninguém veja o que está dentro.

Outra maneira de garantir que o que está dentro seja descoberto apenas com o tato é deixar as pessoas vendadas.

Ganha quem acertar qual o objeto está dentro do gorro ou quem chegar mais perto. Caso esteja muito difícil de acertar, você pode dar dicas.

Essa brincadeira é excelente para instigar a criatividade e a imaginação dos pequenos! 

13. Mímica natalina

Outra brincadeira muito conhecida e que pode ser adaptada para o natal é a mímica! Faça uma lista com várias categorias de coisas relacionadas ao natal: objetos, filmes, comidas, enfim, de tudo um pouco!

Escreva os itens da lista em papéis, dobre e coloque em um pote ou caixa. Para deixar mais natalino ainda, coloque os papeizinhos dentro do gorro do papai noel. Separe as pessoas em equipes.

A cada rodada, uma pessoas da equipe deve tirar um papel e fazer a mímica para que as outras pessoas adivinhem! Ganha a equipe que tiver mais acertos.

Dica extra: cineminha de natal

Não é uma brincadeira, no entanto, é uma ótima maneira de reunir a família! Que tal fazer um cineminha natalino? Reúna todo mundo na sala e escolha filmes típicos para assistir com todos.

Aproveite também para servir pipoca e suco. Veja algumas opções de filmes para todas as idades:

  • Operação presente
  • Esqueceram de mim
  • Os fantasmas de Scrooge
  • O cachorro que salvou as festas
  • O natal dos Muppets
  • Um herói de brinquedos
  • Crônicas de natal
  • Rudolph: a rena do nariz vermelho
  • Expresso Polar
  • Meu papai é Noel

Com todas essas dicas de brincadeiras e filmes, a noite de natal das crianças tem tudo pra ser muito divertida e cheia de memórias especiais que serão levadas pro resto da vida.

Continue acompanhando o blog para receber mais ideias sobre jogos, brinquedos e brincadeiras infantis.

Inspire-se também em outros posts nossos que contém mais opções de atividades :

Nos vemos no próximo post!

4.3/5 - (Total de avaliações: 3)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário