Atividades para ajudar no desenvolvimento da edução dos pequenos

Neste período de isolamento social e aulas da escola sendo realizadas pela internet, é fundamental estimular atividades educativas com os pequenos. Mesmo em casa dá para inventar muita coisa legal. Duvidam? Então deem uma conferida nessas dicas para estimular o aprendizado das crianças.

Leia também: 5 jogos e aplicativos educativos para as crianças

1. Assista palestras motivadoras

As famosas palestras TED trazem discursos inspiradores, educacionais e que aguçam a curiosidade, em uma grande variedade de temas, que abrangem diversos idiomas (existem mais de 3000 opções). A dica é fazer uma seleção de alguns deles para assistir com as crianças. Prepara a pipoca, separe um bloco de notas e diga a seu filho para anotar tudo o que achar interessante.

2. Visite um museu virtual

Grande parte dos mais importantes museus do mundo oferece visitas virtuais. O incrível Museu Frida Kahlo da Cidade do México, o Museu Metropolitano de Artes de Nova York, a Galeria Uffizi de Florença e até mesmo Louvre de Paris contam com partes que você pode fazer um tour digital com as crianças. Aproveite!

3. Faça um experimento científico novo todos os dias

A ciência aprimora a habilidade de observar, com uma generosa dose de diversão. O canal Manual do Mundo publica seguidamente no YouTube experimentos e propõe atividades que podem ser feitas por crianças de todas as idades. Bora começar!

4. Organize os brinquedos

A imaginação dos pequenos torna tudo mais divertido. Por isso, até mesmo as atividades que nós adultos consideramos simples podem envolve-las. Chame seu filho para ordenar e guardar os brinquedos e materiais de desenho. Que tal apontar os lápis e usar as aparas para fazer uma obra de arte?

5. Leia em voz alta

Contar histórias para criança tem um poder transformador, ainda mais se você souber interpretar, brincar com vozes diferentes. A literatura ensina linguagem, incentiva o raciocínio e mostra vários pontos de vista. Além disso, ler em família estimula a proximidade, o aconchego e o vínculo afetivo. Os livros nos levam a outros lugares e são perfeitos para discutir temas importantes.

6. Faça um cineminha em casa

Uma sessão de cinema com os pequenos pode ser uma atividade especial. Pode ser filmes, canais de YouTube de entretenimento (como desenhos ou contação de história). Depois de assistir, continue a brincadeira: peça que as crianças desenhem o que mais gostaram, escrevam o que sentiram ao assistir, representem a cena favorita…

7. Estimule a criatividade

Manter o cérebro ativo com exercícios de atividades é bom tanto para as crianças, como para os adultos, não é? Veja alguns exemplos de atividades:

• Faça perguntas: quando questionamos algo sobre uma brincadeira (ex: por que a boneca está com febre?), incentivamos um desenrolar de uma história.

• Crie atividades diferentes: usar só o amarelo para desenhar, andar ao contrário… O cérebro se diverte com a quebra de padrões.

• Ofereça desafios: recursos que estimulem a memória e a resolução de problemas, mas que deixem a criança brincar no tempo dela, fazem com que a criança navegue por outros mundos.

8. Escreva cartas

Dê um intervalo das telas, tablets, celulares e apresente aos pequenos a velha e linda arte de escrever cartas. Escolha uma pessoa para quem a mensagem deve ser destinada e escolha um tema, assim eles poderão dar asas à imaginação. Os destinatários não precisam ser pessoas reais, você pode definir que seu filho escreverá para um super-herói ou princesa (e você precisa decidir se ele receberá uma resposta). Afinal, todo mundo tem que entrar na brincadeira, né?

É isso aí gente!

Quarentena é tempo de ficar estimular a imaginação, aprender, conversar, brincar, evoluir. Tem alguma ideia de atividade educativa também? Compartilha com a gente, vamos adorar!

Via:

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!