Início » Atividades » Experiências divertidas e simples: 11 ideias educativas

Experiências divertidas e simples: 11 ideias educativas

11 minutos de leitura

Se tem uma coisa que as crianças sabem fazer, é levar as brincadeiras a sério. E não tem jeito melhor de aprender! Quando a aprendizagem é lúdica, o conhecimento é absorvido pela intensidade da experiência, dificilmente será esquecido com o tempo e ajudará no desenvolvimento da educação dos seus filhos!

Além de proporcionar acontecimentos sensacionais, esses momentos são ótimos para fortalecer a relação, aprender junto com os seus filhos e dar boas risadas!

Existem algumas experiências científicas que divertem, despertam a curiosidade e ensinam conceitos da física e da química para a criançada! Neste post, separei 11 atividades sensacionais para fazer com as crianças. Confira!

1. O que se dissolve na água?

O conceito de dissolução e suspensão talvez ainda seja muito complexo para a assimilação de algumas crianças. Contudo, o que vale nesta experiência é instigar a dúvida e estimular as sensações!

mão de mulher colocando pó branco em copo de água transparente

Para fazer o experimento, são necessários:

  • Dois copos;
  • Água;
  • Açúcar;
  • Areia.

Peça para a criança colocar um pouco de açúcar em um copo e um pouco de areia no outro. Aqui a ideia é não se preocupar com o método, deixando que ela explore as maneiras de seguir a orientação. Deixe uma colher à disposição para facilitar o processo, se quiser.

Enquanto ela executa a tarefa, pergunte sobre a textura do açúcar e da areia, se são parecidos, iguais ou muito diferentes e por aí vai. Instigue a criançada a observar com atenção os detalhes dos grãos etc.

O próximo passo é pedir para ela colocar um pouco de água no copo com açúcar. Misteriosamente, o açúcar vai sumir.

Depois, repita o processo no copo de areia. A areia vai aos poucos se depositar no fundo do copo

Explique com palavras simples que o açúcar se desmancha e mistura com a água, porque ele é solúvel. Ao contrário da areia que é mais dura, feita de pequenas pedrinhas que não desmancham.

Aproveite essa atividade para explorar ainda mais as sensações das crianças. Coloque areia seca em uma bacia e deixe que elas fiquem manipulando o material durante um tempo, coloque uma música calma e peça que elas fechem os olhos e apenas sintam a areia. É uma ótima maneira de evitar e amenizar o estresse infantil.

2. Areia movediça

Essa experiência é muito bacana e rende muita diversão! Além de intrigar as crianças, estimula o sentido do tato. Prepare o espaço para uma boa bagunça e entre na brincadeira!

O processo é bem simples. Basta misturar duas medidas de água para uma medida de amido de milho. Se quiser incrementar, adicione corantes alimentícios para deixar a atividade mais colorida.

vista de mão de uma mulher mexendo gosma azul parecendo slime em uma travessa

Deixe que as crianças executem o processo conforme suas orientações e a mágica vai acontecer bem na frente dos pequenos olhinhos. Parece líquido, mas quando eles encostarem, ficará sólido! Elas podem colocar alguns brinquedos pequenos na superfície e vê-los afundar lentamente.

Uma experiência muito divertida que rende um bom tempo de entretenimento!

Já que falamos em mágica, se você gosta desse tipo de atividade, confira nosso post com truques de mágica que os pequenos podem fazer!

3. Enchendo bexigas de uma forma divertida

Esta experiência é muito legal para fazer em espaços abertos! Para isso, separe:

 

  • Um pouco de vinagre;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Funil;
  • Bexigas;
  • Garrafas plásticas de tamanhos variados.

Para começar, encha ou peça para as crianças encherem as bexigas, aproveitando para estimular o sistema respiratório delas. Depois que elas fizerem isso, pegue as bexigas cheias e deixe esvaziar. Se quiser, repita isso algumas vezes. Depois, diga que tem um jeito melhor de encher as bexigas.

Use o funil para colocar o bicarbonato na bexiga vazia e o vinagre na garrafa (numa proporção de 1 colher de bicarbonato para cada 100ml de vinagre). Não exagere para não correr o risco da bexiga estourar. Encaixe a bexiga vazia com cuidado na boca da garrafa.

menininha enchendo bexiga

Vire a bexiga, fazendo o pó do bicarbonato cair no vinagre. Ele vai espumar bastante, enchendo a bexiga instantaneamente.

Bem legal, né? A explicação por trás da experiência é que a reação química entre os dois componentes produz o gás carbônico capaz de encher a bexiga!

4. Vamos aprender sobre densidade?

Uma experiência bem curiosa que demonstra o conceito simples de densidade. Para ela, você precisa de:

  • Mel;
  • Água;
  • Óleo;
  • Pote transparente.

Se quiser, você pode usar corantes para deixar a atividade mais lúdica.

Aliás, você sabia que existem cores que estimulam o aprendizado infantil? Para instigar ainda mais as crianças, separe alguns elementos de diferentes densidades como macarrão, borracha e uma chave para usar no final da experiência.

A premissa do experimento é que, ao misturar esses líquidos e itens no pote, as crianças poderão observar como sua densidade é diferente.

Comece pedindo que alguém coloque mel no fundo do pote. Enquanto o líquido viscoso escorre devagar, pergunte às crianças se ele parece pesado ou leve. Depois é a vez de colocar água, ela vai ficar acima do mel porque é menos densa.

Repita o mesmo com o óleo e elas vão perceber que ele é o menos denso, já que fica acima da água. Além de explicar sobre diferentes viscosidades e texturas, fale que algumas substâncias não se misturam.

Finalize a experiência colocando alguns objetos dentro do pote, mas não sem antes perguntar quais vão afundar ou não. Para deixar mais divertido, faça um placar e veja quem tem mais acertos no final!

5. Tinta invisível para mensagens secretas

Esta é uma experiência super simples que pode ser feita rotineiramente. Muito legal para explicar sobre a importância de consumir frutas, verduras e suas vitaminas.

Comece convidando a criançada para fazer uma limonada. Explique sobre os benefícios do limão, e diga que ele é uma fruta mágica, que tem o poder de deixar mensagens secretas.

Reserve um pouco do suco de limão, termine a limonada e sirva para irem se refrescando enquanto brincam. Depois, distribua uma folha de papel e um pincel para cada criança. Peça que elas escrevam uma mensagem ou façam um desenho molhando o pincel no suco. Como o líquido é quase transparente, a mensagem não irá aparecer.

criança pintando papel

Depois de terminadas as mensagens, pegue um secador de cabelo e use-o nas as folhas de papel. O calor e o ar, vão deixar o ácido cítrico do limão mais escuro, revelando a mensagem na folha.

Aproveite para falar que o efeito é parecido ao que o sol causa na pele. Principalmente por isso não se deve ficar ao sol com resquícios da frutas cítricas na pele, para evitar o aparecimento de manchas.

Ah, e outro benefício incrível dessa experiência é que, por colocar as crianças para escrever, estimula o desenvolvimento da coordenação motora fina!

6. Vôlei de bolha de sabão

Para essa experiência, você precisa somente do líquido de bolha de sabão comum e luvas de lã sintética. Enquanto algumas crianças fazem bolhas, outras tentam tocá-las com as luvas: as bolhas vão não vão estourar!

Isso acontece por conta da propriedade hidrofóbica da luva sintética, o que permite que ela só “pouse” sobre a mão. Em outras palavras, a bolha de sabão não molha a luva e perde a sua água, então permanece inteirinha!

A experiência do vôlei é uma ótima brincadeira para socializar! A amizade entre as crianças é fundamental para uma aprendizagem mais rica e democrática.

menininho na praça tentando pegar bolhas de sabão no ar

7. Disco de Newton

Mais uma atividade para trabalhar a coordenação motora fina das crianças. Corte um círculo de papel e divida-o em 7 partes triangulares iguais. Peça para as crianças pintarem um pedaço de cada cor, com as seguintes cores: anil, violeta, laranja, vermelho, verde e azul e amarelo.

Depois, faça um furo no centro do círculo. Você pode fixar o círculo em um papelão com uma tachinha ou fixá-lo na parte de trás de um lápis, por exemplo. Gire o círculo rapidamente e ele ficará branco! A mistura de todas as cores durante a rotação provocam esse efeito!

Essa é uma ótima oportunidade para iniciar as crianças na teoria das cores e estimular a criatividade com uma pintura livre! Aproveite para brincar com outras atividades infantis com formas geométricas!

8. O ciclo da água

Tá chovendo lá fora? Que tal explicar para as crianças como a “chuva chove”? Trocadilhos à parte, esta é uma experiência muito reveladora!

Comece fervendo um pouco de água. Depois transfira a água quente para um recipiente de vidro temperado. Explique para as crianças que o vapor é a água em estado gasoso.

Coloque um prato sobre o recipiente e deixe que o vapor comece a se precipitar na superfície do prato. Aí chega a parte legal. Coloque sobre o prato alguns cubos de gelo: instantaneamente, começará a “chover” dentro do recipiente.

Explique às crianças que isso acontece porque o vapor se concentra na superfície perto do prato, fazendo com que as gotinhas se acumulem e caiam, parecido ao que acontece na atmosfera!

Sensacional, não é mesmo!?

Atenção: explique que o que acontece na atividade é semelhante ao que acontece com a chuva. Existem muitos outros fatores envolvidos no ciclo da água.

9. Vulcão de lava

A nossa experiência mais complexa e elaborada, mas super valiosa inclusive para fazer em feiras de ciências e trabalhos da escola em datas como o Dia Mundial da Reciclagem, por exemplo!

mãe e filha fazendo maquete de vulcão em erupção

Para ela, você vai precisar:

  • Garrafa pet;
  • Papelão;
  • Papel machê;
  • Pedras;
  • Vinagre;
  • Corante vermelho e amarelo;
  • Sabão em pó ou detergente;
  • Água;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Tinta para decorar.

Para montar o vulcão, corte a parte de cima de uma garrafa pet. Ela será a cratera. Cole-a sobre uma superfície (papelão, por exemplo) e envolva-a com papel machê, pedras e papel amassado para dar a textura de rocha.

Depois de pronto o vulcão, é hora de preparar a lava. Adicione na “boca do vulcão” seis colheres de água, duas colheres de sabão em pó, uma xícara de vinagre e corantes vermelho e amarelo.

Para fazer o vulcão entrar em erupção, basta adicionar meia xícara de bicarbonato de sódio e ver o efeito acontecer!

10. Relógio solar

Esta é uma experiência que leva um dia inteiro e explica de forma lúdica e nostálgica como funcionam os movimentos da Terra.

Ela precisa ser feita em local aberto, em um dia de céu azul. Logo pela manhã, fixe verticalmente um cabo de vassoura ou uma vareta.

A cada hora do dia, marque com uma pedra ou um desenho onde está a sombra do cabo. No final do dia, um belo relógio solar estará pronto e você poderá usá-lo para explicar o movimento da Terra em relação ao Sol.

Além disso, ao repetir esse mesmo experimento ao longo das semanas, é possível observar como o Sol muda de posição em diferentes épocas do ano.

11. O barbante mágico

Se você ainda não conhece esta experiência, vai querer pagar para ver! Vamos fazer a água ir de um copo a outro por um barbante sem vazar!

Comece cortando um pedaço de barbante e prenda no fundo dos copos com fita adesiva. Depois coloque um pouco de água em um dos copos e umedeça todo o barbante na água.

Peça para a criança segurar o copo vazio em uma altura menor que você segura o copo com água, estique o barbante e vire o seu copo com cuidado. A água vai descer pelo barbante sem vazar! Quanto maior o tamanho do barbante, mais desafiadora fica a experiência!

E como todo bom cientista, se alguma das experiências não funcionar de primeira, não desista! Faz parte do processo aprender com os erros e se adaptar! O mais importante é se divertir à beça e mostrar as belezas do mundo para as crianças!

Conheça mais 9 atividades para estimular a criatividade e ter um vasto repertório de brincadeiras!

4.8/5 - (Total de avaliações: 5)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário