Início » Brincadeiras e jogos » 14 ideias de brinquedos feitos com materiais recicláveis

14 ideias de brinquedos feitos com materiais recicláveis

Você concorda que ensinar às crianças sobre a reciclagem e a importância de ter cuidados com o meio ambiente é algo essencial para desenvolvê-las enquanto seres humanos responsáveis com o planeta em que vivemos? Nós acreditamos que sim! 

Uma ótima forma de fazer isso é usando brinquedos recicláveis. Com eles, as crianças podem aprender a reutilizar o que normalmente iria para o lixo ao transformar esses itens em brinquedos divertidos. 

É possível, inclusive, reduzir o número de brinquedos novos que a família compra frequentemente, afinal, esse consumo grande só gera mais plástico e lixo! Por aqui você aprenderá a substituir os brinquedos tradicionais por brincadeiras sustentáveis

Reunimos neste post algumas ideias que podem te inspirar na criação de brinquedos recicláveis junto com os pequenos. Vamos ver? 

crianças reciclando

Brinquedos recicláveis: ideias sustentáveis para as crianças

Apenas criar esses brinquedos já é uma grande atividade! Isso porque os pequenos podem ser inseridos em todo o processo de construção desse brinquedo, pintando, recortando, colando e deixando tudo do seu jeitinho. 

Além disso, eles são uma ótima forma de ensinar uma importante lição que os pequenos aprenderão desde cedo: o meio ambiente precisa de preservação e, por isso, é papel de todos nós reduzir nossos impactos nesta Terra.

Confira então algumas ideias de brinquedos que reunimos para você e se prepare para se divertir fazendo elas com os pequenos: 

1. Avião de Papelão 

Utilizando um rolinho de papel higiênico, recortes de papelão e pedaços de fita crepe é possível criar um aviãozinho bastante charmoso. Para fazer as partes das asas e cauda do avião, você pode desenhar os moldes nas embalagens de Sucrilhos que as crianças tomam no café da manhã e reutilizá-las. 

2. Foguetinhos no rolo de papel higiênico 

Com rolinhos de papel higiênico é possível fazer inúmeros brinquedos! Uma possibilidade bem divertida é criar esses foguetes que vão levar a imaginação das crianças para outro mundo! 

É possível utilizar pedaços de papel E.V.A. ou papel cartão para fazer as partes que integram o foguete, além de pintar o rolo de papel higiênico nas cores preferidas da criança. 

3. Casinha de bonecas 

A casinha de bonecas era tão comum antigamente, não é mesmo? Hoje em dia esse não é mais um brinquedo tão conhecido assim pelas crianças. Por isso, você pode resgatar a brincadeira criando uma casa de bonecas personalizada com pedaços de papelão! 

É possível, inclusive, reproduzir a casa em que a criança vive com suas cores, seus cômodos e quartos. Para isso, você precisará apenas de pedaços de papelão, cola, folhas de sulfite ou papel cartão e lápis de cor! 

Essa é uma ótima opção para presentear, como já comentamos no nosso post com dicas de presentes para meninas de todas as idades. Se quiser, você pode acessá-lo e conferir também outras ideias e inspirações nossas! 

4. Bonecos de rolinhos de papel higiênico

Olha os rolinhos de papel higiênico aqui de novo! Você pode utilizá-lo também para criar divertidos bonecos de diversos animais. Para isso, você precisará dobrar um dos lados do rolinho para criar orelhinhas pontudas. 

Feito isso, vocês podem soltar a imaginação e ativar a criatividade! Com tinta guache e canetinhas é possível criar cachorros, gatos, corujas, raposas, entre outros animais. Na brincadeira, eles podem ser usados como fantoches para a contação de histórias

5. Borboleta no rolinho de papel higiênico

Mais uma ideia com bonequinhos no rolinho de papel higiênico são essas borboletas super fáceis de fazer. Além do rolinho, você vai precisar apenas de tinta guache, canetinha, um pedaço de papelão para fazer as asas e arames enfeitados para as antenas. 

crianças e caixas de reciclagem

6. Cidade de papelão 

A brincadeira com os carrinhos ou com os bonecos pode ficar ainda mais rica e completa com esses prédios feitos em caixas de papelão. Para criar um desses basta um caixa comum de correios ou qualquer outra semelhante, um estilete e canetinhas. 

Deixe a imaginação fluir e crie portas, janelas e os desenhos da fachada do prédio. É possível fazer inúmeros prédios desses e construir uma cidade inteira com casas, comércios, bancos, restaurantes e muito mais!

7. Balanço Cavalinho com pneus 

Olha que incrível essa ideia! Com um pneu velho cortado pela metade, uma tábua, um pedaço de corda sisal e tampinhas de garrafa, é possível criar um balanço de cavalinho feito em casa. 

Para deixá-lo ainda mais divertido, a criança pode escolher as cores e pintá-lo com tinta junto dos pais.

8. Pebolim na caixa de sapatos

Crie um jogo de futebol de mesa utilizando apenas materiais simples: uma caixa de sapatos, os rolinhos de papel alumínio da cozinha, jogadores impressos em pedaços de papelão a bolinha de um desodorante roll on.

9. Aviõezinhos de palito de sorvete e prendedores de roupa

Gastando quase nada é possível criar esses lindos aviõezinhos que vão levar as brincadeiras dos pequenos ao redor do mundo. Para fazê-los, você precisará apenas de prendedores de roupa, palitinhos de sorvete, tinta e cola quente. 

10. Castelinho de papelão 

Essa aqui é uma ideia mais elaborada, mas que tem um resultado encantador! Juntando diversas embalagens da cozinha, como o tubo de batatas fritas vazio, o rolo de papel toalha e as caixas de cereal, você consegue fazer um lindo castelo! 

Para isso, corte as embalagens no formato que deseja para criar as torres. Junte as partes com fita crepe e cubra-as com papel machê – faça uma mistura de pedacinhos de papel higiênico e cola. Feito isso, vocês podem pintar com tinta acrílica ou tinta guache e deixá-lo pronto para a brincadeira. 

11. Pé de Lata 

Você pode separar duas latas de achocolatado ou leite em pó, pintá-las e prender pedaços de corda sisal neles com a ajuda de cola quente ou de um prego. Assim, é possível criar um divertido passatempo para as crianças. 

12. Bola no alvo com latinhas de refrigerante 

Reunindo algumas latinhas de refrigerante e encapando-as com papel de presente, é possível criar um jogo de bola no alvo. Uma alternativa também é pintá-las com tinta spray. As carinhas divertidas podem ser feitas com adesivo ou papel contact colorido. 

Assim, é só empilhá-las e usar uma bolinha para praticar a mira!

13. Batuque nas latinhas de batata frita

Junte 7 latas de batata frita estilo Pringles e crie um instrumento musical! Para isso, é só unir as latas com uma fita adesiva de boa fixação e utilizar a alça de uma bolsa antiga para pendurar o instrumento no pescoço. Com isso, é só utilizar as baquetas para fazer os sons e se divertir com a música!

14. Boneco de Lata 

Um brinquedo clássico que muitos adultos já tiveram na infância! O boneco de latas é feito com tampinhas de garrafas, latas de ervilha, de milho, de achocolatado e afins. Para fazê-lo, o melhor é contar com um maior envolvimento do adulto na construção do brinquedo, já que o manuseio das latas de metal pode causar cortes em quem se descuidar. 

Muito legal, né? Além de aprender a reciclar, o seu pequeno ganha mais um motivo divertido para brincar!

crianças batendo as mãos reciclagem

A importância de ensinar sobre reciclagem para as crianças

Com nossa lista de inspirações, fica mais fácil abordar a reciclagem de um jeito bem divertido, não é mesmo? Fabricando seus brinquedos, as crianças usam a imaginação e reutilizam diferentes materiais que iriam para o lixo, transformando eles em diversão. 

Esse é um aprendizado indispensável para as crianças. Isso porque ao ter atitudes responsáveis com o meio ambiente, todos nós cuidamos do futuro que elas viverão. 

Uma boa forma de fazer isso é, também, com algumas atitudes para ensinar as crianças sobre consumo consciente. Fizemos um post com algumas dicas, que você pode conferir e colocar em prática com seus pequenos, confira! 

Se fabricar algum desses brinquedos com as dicas da Brandili, deixe um comentário aqui embaixo contando como foi! Vamos adorar ouvir como foi para você e para o pequeno esse processo de aprendizado e diversão! 

Avalie este post
Compartilhe:
Equipe Brandili

Autor: Jefferson Back

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Deixe um comentário