10 filmes de criança para assistir e se divertir em casa com a família

Assistir filmes é sempre uma ótima maneira de reunir toda a família. Quando o cinema é em casa, a diversão é maior ainda! Pode até parecer uma missão quase impossível encontrar um filme que agrade a todas as idades, por isso, montamos uma lista com 10 filmes de criança para ver com toda a família.

Os filmes são uma ótima maneira não só de passar mais tempo com os filhos, como também um modo de exercitar a criatividade, trabalhar a atenção e até fazer com que eles tenham contato com um novo universo. É muito legal preparar o ambiente, seja na sala ou no quarto, com pipoca, cobertor e muita diversão.

A nossa lista conta com diversas opções de filmes, desde os clássicos dos estúdios Disney, até alguns lançamentos.

mae e crianças assistindo filmes

Filmes infantis, muito mais que entretenimento

Para as crianças, os filmes podem ser muito mais que uma forma de entretenimento e para os pais, eles vão além de estratégias para prender a atenção dos pequenos.

Os filmes infantis possuem também o objetivo de ajudar no desenvolvimento. Por meio deles as crianças passam a ter contato com o universo e com as situações novas, sendo assim, uma ótima maneira de contribuir para que elas aprendam palavras novas, conheçam outras culturas e desenvolvam a imaginação!

É muito importante que os pais estejam sempre acompanhando os filhos na escolha dos filmes para que a faixa etária esteja de acordo com a idade deles. Desse modo, os pequenos não ficam expostos a temas inapropriados. 

10 filmes para assistir com garotada

Com as diversas opções de serviços de streaming, como Netflix e a recém chegada no Brasil Disney+, escolher um filme que agrade a todos pode tomar um tempinho, então para te ajudar, preparamos uma lista variada com animações e live actions que vão agradar e divertir a família inteira.

  • Soul (2020) 

Soul é a animação mais recente da Pixar e conta a história de Joe Gardner, um professor de ensino médio que sonha tocar em uma banda de Jazz. Quando Joe está prestes a realizar seu objetivo, ele sofre um acidente e tem sua alma separada do corpo. Soul é uma aventura para toda a família e aborda questões como sonhos, paixão e destino.

  • Fada Madrinha (2020) 

Fada Madrinha é daquelas comédias que vai arrancar gargalhadas da criançada. No filme, a atrapalhada aprendiz de fada-madrinha, Eleanor, tenta mostrar o seu valor e encontra a cartinha perdida da garotinha Mackenzie de 10 anos. 

O que a aprendiz de fada não contava é que Mackenzie já tem 40 anos e é uma mãe solteira e que não acredita mais em “felizes para sempre”.

familia na sala assistindo filmes
  • Toy Story (1995)

Toy Story foi lançado em 1995 e é um marco nos filmes do estilo de animação, por ser a primeira produção da Pixar totalmente feita em computação gráfica. O filme conta a história do brinquedo xerife Woody que se sente ameaçado com a chegada do astronauta Buzz Lightyear. 

Os dois brinquedos precisam vencer as diferenças para escapar do perigo, mostrando os valores da amizade.

A história dos brinquedos fez tanto sucesso que se tornou uma franquia com mais 3 filmes, além de lançar a música tema “Amigo Estou Aqui”.

  • O Rei Leão (1994)

O Rei Leão se tornou um clássico dos estúdios Disney e continua encantando todas as gerações, abordando temas como família e amizade. O filme conta a história do jovem leão Simba que se sente culpado pela morte do seu pai Mufasa e, por isso, foge do rei. 

O que Simba não imagina é que o verdadeiro responsável pela morte do seu pai é o egoísta Scar, seu tio.

Simba conhece Timão e Pumba, e o lema “Hakuna Matata”, que cuidam dele até ele descobrir que o reino foi tomado pelo seu tio Scar e ele precisa voltar para salvar a sua família.

  • Os Incríveis (2004)

Nessa animação dos estúdios Pixar, a família Pêra precisa esconder de todos o fato deles serem uma família de super heróis e, assim, viver no subúrbio com os filhos como se fossem pessoas comuns. Com a chegada de um novo vilão a família precisa voltar a ativa para derrotá-lo e proteger a cidade. 

  • Procurando Nemo (2003)

Procurando Nemo é outra daquelas animações da Pixar que agrada pessoas de todas as idades. O peixe palhaço Marlin vive com seu filho Nemo em um recife de corais, até que um dia o filho se perde e Marlin precisa viajar pelo oceano inteiro à sua procura. 

No meio da aventura o peixe palhaço conhece a trapalhada peixinha Dory, que sofre de perda de memória recente e, mesmo assim, vai ajudá-lo a encontrar seu filho e também a enfrentar tubarões e outros perigos do mar.

  • Turma da Mônica Laços (2019) 

As historinhas de quadrinhos de Maurício de Souza, que marcaram gerações, ganharam as telas do cinema no filme Turma da Mônica Laços. Nesta aventura, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali seguem em uma jornada em busca de Floquinho, o cachorrinho de Cebolinha que desapareceu misteriosamente. O filme fala bastante sobre a força da amizade.

  • A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)

A Fantástica Fábrica de Chocolate ganha uma nova roupagem adaptada pela direção de Tim Burton. Essa é a segunda versão cinematográfica do livro de Roald Dahl. Essa história de fantasia mostra o pobre Charlie Bucket que encontra um ticket dourado em um chocolate e tem a oportunidade de conhecer a fábrica ao lado do seu avô Joe.

Ao lado de outras 4 crianças ganhadoras, Charlie conhece a fábrica do excêntrico Willy Wonka e os seus ajudantes Oompa Loompas. O filme retrata valores e também fala sobre acreditar nos seus sonhos.

familia assistindo tv
  • E.T O Extraterrestre (1982) 

Essa aventura dirigida por Steven Spielberg foi lançada na década de 80 e continua fazendo sucesso até hoje. O filme E.T O Extraterrestre mostra a forte amizade entre o garotinho Elliot e um extraterrestre que se perde da sua nave. Elliot faz de tudo para proteger o amigo para que ele não vire cobaia de um grupo de cientistas e possa voltar para o seu planeta. 

  • Matilda (1996) – Netflix

O filme Matilda é mais uma adaptação cinematográfica dos livros de Roald Dahl. Matilda é uma garotinha de 6 anos, com poderes mágicos, que vive no meio de uma família de pais desajustados. Na escola a garotinha conhece a professora Honey que se torna sua amiga. Matilda usa seus poderes para livrar a escola da diretora tirana Agatha Trunchbull.

Com essa lista cheia de filmes clássicos a sessão de cinema em casa tem tudo pra ser super divertida e agradar a todos.

Gostou das dicas de filmes? Aproveite também para ler o nosso post com 8 filmes nacionais inspirados em livros infantis. Até o próximo post! 

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!

Assuntos Relacionados