Início » Atividades » 11 cantigas de roda que toda criança deve conhecer

11 cantigas de roda que toda criança deve conhecer

7 minutos de leitura

As cantigas de roda são muito mais que um mero passatempo para as crianças. Além de colaborar com o desenvolvimento da coordenação motora, das habilidades cognitivas e competências racionais das crianças, elas ensinam valores e ajudam a desenvolver a fala e construir laços de amizade.

Quando as crianças estão juntas, cantando e se divertindo descobrem novas maneiras de interagir com o mundo. Isso ajuda a expressar seus sentimentos, suas sensações e suas diferentes formas de comunicação.

Vamos conhecer, ou melhor, relembrar algumas cantigas de roda que podem ser ótimos recursos para o desenvolvimento das crianças? Acompanhe o conteúdo e se divirta com a cantoria!

1. A linda rosa Juvenil

imagem ilustrativa da musica A linda rosa Juvenil dos vídeo os pequerruchos

Essa cantiga conta a história de uma jovem princesa que acaba ficando presa em um castelo, mas é salva por um príncipe encantado.

A linda rosa juvenil é uma música adaptada de uma versão em inglês, como tantas outras cantigas que conhecemos por aí. É uma história muito legal para fazer uma encenação com as crianças.

Você pode fazer a encenação com figurinos, como se fosse uma peça de teatro ou pode fazer com fantoches. Para isso, desenhe os personagens e cole em palitos de sorvete, por exemplo.

Com o tempo, uma cantiga infantil assim pode fazer parte até da rotina de cuidados com o bebê!

2. Um dois, feijão com arroz

vista de cima de crianças comendo lanches na escola

A cantiga “um dois, feijão com arroz” é ótima para ensinar e fortalecer nas crianças o conceito dos números. Essa canção vai do um ao dez, relacionando os números com comidas deliciosas.

A hora perfeita para cantar essa cantiga é na hora do lanche, para deixar todos animados e com muita fome.

Quando as crianças precisam se deslocar para lanchar, dá para ir cantando a música no caminho, de maneira ritmada. Isso pode colaborar no desenvolvimento da musicalidade nas crianças.

A música pode, inclusive, ajudar a reforçar uma forma de repensar na pirâmide alimentar para as crianças. O que acha?

 

3. Peixe vivo

A cantiga do peixe vivo fica linda se for coreografada e pode passar uma mensagem de carinho e amizade. Ela relaciona a ideia de um peixe não poder viver sem água com a ideia de uma pessoa não conseguir viver sem companhia.

“Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia?”

Ótima escolha para apresentações do Dia do Amigo, dias das crianças e apresentações de final de ano na escola!

4. O Sapo não lava o pé

ilustração de um sapo na lagoa

O Sapo não lava o pé é uma das cantigas de roda mais conhecidas de todo o tempo. Ela é ótima para treinar a articulação das palavras nas crianças e também para trabalhar a fonética e o aprendizado das vogais.

Isso porque você pode cantar a música diversas vezes, sempre substituindo todas as vogais por uma só. Repare na canção original;

“O Sapo não lava o pé,

não lava porque não quer,

ele mora lá na lagoa,

e não lava o pé porque não quer,

mas que chulé!”

Se substituirmos todas as vogais da canção apenas pela letra A, vai ficar assim:

“A Sapa nãa lava a pá,

nãã lava parqua nãa quar,

ala mara lá na lagaa,

a nãa lava a pá parqua nãa quar

mas qua chalá!”

Você pode fazer isso com todas as vogais do alfabeto até chegar na letra U. É uma atividade super divertida, de fácil fixação que garante boas risadas e um ótimo desenvolvimento das crianças!

5. A Barata diz que tem

Essa é uma cantiga de roda mais longa, que possui uma letra um pouco mais complexa, e é ideal para ser trabalhada com crianças que já estão em processo de alfabetização.

A letra da música fala sobre as mentiras da barata e a vontade dela de ser mais do que ela é. A canção abre espaço para conversar com as crianças sobre querer e poder, aprendendo sobre conceitos como conquista e frustração.

Talvez seja necessária mais de uma sessão de atividades com essa música para fixação, mas após aprendida, será dificilmente esquecida. Garanto que você ainda lembra:

“A barata diz que tem sete saias de filó…”

Essa música é tão popular que não muito tempo atrás ela chegou a virar um meme por conta de uma criança que misturava essa cantiga com outra música e acabou viralizando como uma fofura da internet! Vale conferir também!

Com certeza suas crianças vão tirar pérolas incríveis da letra dessa música!

6. Roda Pião

pião colorido em uma superfície marrom

Essa é uma cantiga muito legal e faz menção a um brinquedo antigo que muitas crianças de hoje em dia nem conhecem: o pião de corda. Ao mesmo tempo, a letra pode ser interpretada como um peão que entra na roda — um boiadeiro — que pode ser representado por uma das crianças:

“O pião entrou na roda, ó pião…”

O contexto fica a seu critério. O que importa é que essa cantiga dá uma ótima brincadeira de roda e fica muito legal se usada em festas temáticas como a festa junina ou uma festa fazendinha, por exemplo.

7. Alecrim dourado

Uma cantiga de roda muito clássica que todo mundo conhece. O “alecrim dourado que nasceu no campo sem ser semeado”. A música originalmente é de Portugal e o ritmo é muito parecido com o conhecido fado português.

Também é uma canção muito melódica e ótima para trabalhar em aulas de música e processos de musicalização na educação infantil. Tanto para desenvolver o canto como a audição. Por meio da execução de diferentes instrumentos musicais.

8. O Cravo e a Rosa

imagem ilustrativa do caro e da rosa

Essa é uma das mais dramáticas histórias de amor das cantigas de roda. Uma discussão entre o cravo e a rosa levam a uma verdadeira epopeia por um grande amor.

A música ensina a importância de cuidar de quem amamos, pois de repente coisas imprevistas podem acontecer e podemos nos arrepender de certas atitudes.

Essa canção é muito legal para conversar com as crianças sobre a amizade, o respeito pelos amigos e a empatia de se colocar no lugar do outro. Essencial para falar de inteligência emocional!

9. Marcha Soldado

A cantiga de roda Marcha Soldado é ótima para desenvolver o conceito de ritmo nas crianças. Uma ideia é fazê-las cantar andando em círculo com passos ritmados para desenvolver a musicalidade.

Outra atividade que dá para fazer relacionada à música é a confecção de um chapéu de soldado feito de jornal. Monte essa atividade com as crianças e depois saia pelo pátio, desfilando a passos largos com as crianças.

10. Sapo-Cururu

Sapo-cururu também é uma cantiga de roda muito conhecida e super divertida para montar uma coreografia com a turminha. Em algumas versões, é cantado o termo sapo-jururu, quando o certo é mesmo cururu, que é um nome popular do animal mais conhecido como sapo-boi, nativo da América do Sul e América Central.

Essa cantiga é ótima para ser usada em apresentações de datas comemorativas como o Dia do Meio-ambiente, ou o Dia da Terra, por exemplo.

Você, professora, sabe como conduzir a rotina escolar na educação infantil? Temos um conteúdo muito útil para pais e professores. Confiram!

11. Cai, cai, balão

vista de baixo de boa sobrevoando no céu azul

A última cantiga de roda da nossa lista também é ideal para apresentações de festa junina, assim como a “roda pião”. O tema tem tudo a ver com o clima junino das festas e dá uma ótima coreografia com a turma.

E aí, gostou do conteúdo? Continue acompanhando os posts e fique sempre por dentro de assuntos e novidades relacionados ao universo infantil e à maternidade! Até a próxima!

Aproveite e leia também nosso conteúdo sobre saúde mental e emocional infantil, qual a importância de se preocupar com isso desde cedo.

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário